terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Os fantásticos Poemas de Camões.


    Amor é fogo que arde sem se ver
o Verdes são os campos

o Transforma-se o amador na cousa amada

o Se tanta pena tenho merecida

o Busque Amor novas artes, novo engenho

o Enquanto quis Fortuna que tivesse

o Tomou-me vossa vista soberana

o Quem pode livre ser, gentil Senhora

o O fogo que na branda cera ardia

o Tanto de meu estado me acho incerto

o Alma minha gentil, que te partiste

o Quando de minhas mágoas a comprida

o Ah! minha Dinamene! Assim deixaste

o Endechas a Bárbara escrava

o Descalça vai pera a fonte

o Perdigão perdeu a pena

o Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

o No mundo quis o Tempo que se achasse

o Quando me quer enganar

o Amor, que o gesto humano na alma escreve

o Quem presumir, Senhora, de louvar-vos

o Posto me tem Fortuna em tal estado

o Ao desconcerto do Mundo

o Eu cantarei de amor tão docemente(13/2/95)

o Que me quereis, perpétuas saudades?(20/2/95)

o Se as penas com que Amor tão mal me trata (6/3/95)

o Se me vem tanta glória só de olhar-te (22/5/95)

o Quem vê, Senhora, claro e manifesto (31/7/95)

o O dia em que nasci moura e pereça (5/2/96)

o Julga-me a gente toda por perdido (14/2/96)

o Vencido está de amor (14/2/96)

o Senhora minha, se de pura inveja (28/10/96)

o O cisne, quando sente ser chegada (28/4/97)

o Se pena por amar-vos se merece (13/10/97)

o Sempre a Razão vencida foi de Amor (11/5/98)

o Coitado! que em um tempo choro e rio (22/6/98)

o Lembranças, que lembrais meu bem passado (21/9/98)

o Nunca em amor danou o atrevimento (1/3/99)

o Erros meus, má fortuna, amor ardente (22/3/99)

o Qual tem a borboleta por costume (12/4/99)

o O tempo acaba o ano, o mês e a hora (7/6/99)

o Quem diz que Amor é falso ou enganoso (10/1/00)

o De quantas graças tinha, a Natureza (17/1/00)

o Ditoso seja aquele que somente (20/3/00)

o Se só no ver puramente (15/5/00)

o Onde acharei lugar tão apartado (4/12/00)


(os poemas poderão ser lidos através das hiperligações!)


Sem comentários:

Enviar um comentário